quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMENTA
Estudo teórico-prático da linguagem e da técnica publicitária aplicada a mídia impressa, com ênfase na elaboração de textos para anúncios em periódicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Linguagem Publicitária: retórica verbal e estética
   1.1. Estrutura, tipos, funções e tendências do texto que compõe o anúncio publicitário impresso: chamada ou título, texto  complementar, assinatura.
1.2. Características dos anúncios publicitários: onirismo, hedonismo, positividade, sedução, novidade.
1.3. Estudo dos recursos linguísticos no texto publicitário: recursos fônicos, semânticos, morfológicos e sintáticos. 1.4. O papel da ilustração, das fontes, da cor e da diagramação no anúncio impresso.

2. Prática de Redação
2.1. Aplicação de recursos linguísticos nos diferentes tipos de textos publicitários
2.2. Análise de textos publicitários a partir de anúncios veiculados
2.3. Criação e desenvolvimento de anúncios publicitários para empresas, produtos e serviços: texto e layout
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, Nely. Publicidade: a linguagem da sedução. 2. ed. São  Paulo:  Ática, 1998.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária. São Paulo: Futura, 2003.
__________________. A evolução do texto publicitário. São Paulo: Futura, 2003.
CÉSAR, Newton. Direção de Arte. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.
DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um criativo de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: Sedução pela Palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
HOLF, Tânia. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MARTINS, Jorge S.. Redação publicitária - Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 1997.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z - como usar a propaganda para construir marcas. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
SANDMANN, Antônio José. A Linguagem da Propaganda. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
SANTANNA, Armando. Teoria, Prática e Técnica. Revista Ampliada. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
WILLIANS, Robin. Designe para quem não é Designe. São Paulo: Callis, 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KAUFMAN, Ana; RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, Leitura e Produção de Textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
MARTINS, Jorge S.. O Poder da Imagem. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1992.
OLGILVY, David. A Publicidade segundo David Ogilvy. São Paulo: Prêmio Editorial, 1985.

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